quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O Labirinto

Resumo: Oliveira, Victor Marinho. O Labirinto In: O que é a Ed.Física São paulo.
Editora Brasiliense,1943



O LABIRINTO





NOME: Fabiano Fernandes





A Educação física resulta na preparação do corpo e do bem estar da saúde , que
dão varios aspectos como: o jogo e a ginastica.
Fazendo que o nosso corpo possoa definições e fortalecimentos dos musculos.




E o esporte que não se usa mais como: tempo livre, e como lazer , que agora se define como uma área de trabalho e como uma área que envolve politica e também é um meio de sobrevivência. Não usamos o esporte mais , como uma bricadeira,e lazer . agora é usada como uma maneira competitiva , comportando regulamentos e transformando em atividade profissional.



E falando também na descriminação ás pessoas que praticam esporte , dizendo que temos os melhores e os piores para o jogo e o esporte.
As pessoas passam a ser cobrada uma perfeição técnica nas execuções dos jogos esportivos.
As pessoas passam a ser emcaradas, como futuro atletas , e não simplismente como pessoa.























Graduação do Curso de Ed.Física da Unirb. 2008

2 comentários:

Tales Surf disse...

Prezado colega Fabiano...

Seu texto ao meu ver está coeso e imbuido, dentro das normas especificadas. Parabéns!!

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezada Fabiano,
Lembrando que um resumo deve conter: exposição do tema central, perspectiva do autor e seus argumentos ou caminhos pelos quais passa para falar do tema e de sua perspectiva. Você inicia seu resumo não fazendo referência ao texto. Com isso, não fica claro a diferença entre o que você escreveu e o que escreveu Vitor Marinho de Oliveira. Sobre a perspectiva do autor, você não faz qualquer referência. Você inicia diretamente beirando uma definição para a educação física. Ao passo que, o autor tenta justamente mostrar o problema que é definir a educação física. Ou seja, quando você inicia seu resumo dessa forma, impossibilita o leitor saber que a questão giras às voltas da problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física, sob uma perspectiva histórica. Concernente aos pontos que o autor aborda ao longo do texto, você não os expõe, mas tenta desenvolver uma discussão em torno do esporte apenas, contudo sem expor a relação entre cada um dos elementos – ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência – de forma a evidenciar a complexidade em se tentar definir educação física. Porque ao fazer isso, você esquece de expor o que o autor escreveu, para assumir as palavras deste como se fossem suas. Pense que você vai preparar um leitor, através de seu resumo, para que ele possa ler o texto de Oliveira na íntegra.
Para tanto, vou lhe sugerir a seguir um modo de iniciar o resumo:

“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física vem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência. Para tanto ele elabora uma didática por meio de algumas perguntas sobre esses pontos, para tentar desenvolver a problemática da definição da área...”

A partir daí você desenvolve em no máximo duas linhas cada um das áreas que implicam definições para a educação física. Leia o blog de alguns de seus colegas, além de meus comentários. Isso poderá ajudá-lo ainda mais.